28 agosto 2009

Aula 005 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - JÔNIO

SOL MAIOR MAIOR JÔNIO
(1º Grau da Escala Maior)

Muito bem amigos,

chegou a hora de colocarmos a mão na massa pra valer e executar as escalas em desenhos facilmente identificáveis com cada modo.

Obviamente começaremos pelo Jônio, cujo desenho equivale a escala maior padrão. Como disse anteriormente trabalharemos na tonalidade de Sol Maior. Se você dominar o modo maior, automaticamente também dominará seu relativo menor, que neste caso é Mi Menor.

Vamos lembrar das notas da tonalidade. É muito fácil memorizar, pois possui apenas 1 (uma) alteração, o Fa#. As outras notas são naturais, vejamos:

G - A - B - C - D - E - F# - G

Linkando com as aulas anteriores, as tríades nascerão da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas da escala. No caso do desenho acima será G, B e D.

Esta é a tríade de Sol Maior Jônio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Sol Maior. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o arpejo de Sol Maior.

Sobre o exercício proposto. Usamos um modelo de digitação que envolve aproximadamente 3 (três) notas por corda. A digitação proposta é baseada nos modelos da escola de música de Berkeley. Este desenho é adotado pelas principais escolas de música do mundo.

Acima da pauta tem o acorde de referência, ou melhor, um desenho que demonstra qual acorde nasce da tríade (1ª, 3ª e 5ª) de cada um dos modos. Apenas um exemplo, pois sempre existirá inúmeros desenhos para cada acorde.

Apresentação em vídeo:




Para fazer o download do exercício clique no link abaixo:



Veja a demonstração do exercício em vídeo:



Estude bastante, e até a próxima!


Elvis Almeida(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

25 agosto 2009

Aula 004 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Colocando a mão na massa!

Caros amigos,

seguindo o assunto de Modos Gregos a partir desse momento iremos aplicar as informações já transmitidas nas aulas anteriores no instrumento. Como disse na primeira aula, espero que você já conheça todo o braço da Guitarra. Tal conhecimento é indispensável para um melhor aproveitamento dos exercícios que serão transmitidos.

Antes de começar vamos a algumas observações:

a) A tonalidade dos exercícios que se seguirão será de Sol Maior, ou simplesmente G pelas cifras;
b) os exercícios das próximas aulas estarão disponíveis para download no formato PDF. Se você não possui um leitor apropriado, sugerimos que instale um, que pode ser encontrado facilmente em sites especializados de de download;
c) os arquivos fornecem Partitura e Tablatura, sendo que logo abaixo da pauta existe os números de 1 a 4 que representam a digitação sugerida (1=indicador, 2=médio, 3=anular e 4=mínimo);
d) a digitação sugerida pode ser mudada de acordo com as características individuais, porém não recomendamos a repetição de dedos na mesma corda.

Feitas tais considerações vamos "dissecar" a tonalidade de G.

Se aplicarmos o desenho da escala maior padrão (T-T-ST-T-T-T-ST) a partir da nota Sol (G) teremos as seguintes notas:

G - A - B - C - D - E - F# - G
(T) (T)(ST)(T)(T)(T) (ST)

Antes de começar as próximas aulas, visualize cada uma das notas em toda extensão do braço da guitarra.

Para facilitar o estudo você pode dividir o braço em regiões de 5 (cinco) ou 6 (seis) casas e mentalizar a localização de cada uma das notas da escala acima. Assim, a compreensão das escalas e modos ficará facilitada, bem como, o estudo de acordes e arpejos.

Esta foi uma aula bem curta, mas extremamente necessária para a compreensão das demais.

As próximas 7 aulas serão dedicadas uma para cada modo. Se você já está familiarizado com os desenhos que apresentarei na próxima aula, você pode pular para a aula 012, quando trataremos de Pentatônicas que nascem dos Modos Gregos.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

Vejo vocês na próxima. Um abraço!


Elvis Almeida


(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

21 agosto 2009

Aula 003 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Sonoridades

E aí Galera, estudando bastante?

Vamos dar sequência ao que falamos na última aula sobre modos gregos, agora do ponto de vista das sonoridades e intensidades de cada um. Será uma aula rápida, mas muito proveitosa.

"Linkando" com as aulas anteriores...

Já transcrevemos os intervalos de cada modo grego na aula anterior. Na primeira aula também dissemos que os modos nascem da escala maior padrão, que por excelência é o modo Jônio. Os modos gregos são portanto uma maneira de codificar e decodificar a escala maior, correto?

Vamos agora fazer uma correlação entre os modos com base numa análise de seus intervalos. Vejamos a tabela:

JÔNIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMaior
DÓRICO => T - 2ªMaior - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ª Menor
FRÍGIO => T - 2ªMenor - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMenor - 7ªMenor
LÍDIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªAumentada - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMaior
MIXOLÍDIO => T - 2ªMaior - 3ªMaior - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMaior - 7ªMenor
EÓLIO => T - 2ªMaior - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªJusta - 6ªMenor - 7ªMenor
LÓCRIO => T - 2ªMenor - 3ªMenor - 4ªJusta - 5ªDiminuta - 6ªMenor - 7ªMenor

Antes de qualquer comentário sobre a sonoridade, é bom falar sobre tonalidade maior e menor. O que determina se um tom (ou modo) é maior ou menor é a 3ª (Terça) nota de sua escala.

A partir deste parâmetro, podemos classificar os modos em Maiores e Menores:

Maiores (com 3ªMaior) - Jônio, Lídio Mixolídio
Menores (com 3ªMenor) - Dórico, Frígio, Eólio e Lócrio

Podemos perceber pelo quadro acima que os modos maiores possuem intervalos muito parecidos. O Mixolídio, em relação ao Jônio, possui de diferente somente a 7ª (no Jônio ela é maior e no Mixolídio é menor)
O Lídio, em relação ao Jônio, possui de diferente somente a 4ª, que no primeiro é aumentada e no segundo é justa.

Tons Relativos

Normalmente, quando iniciamos o estudo da música, aprendemos desde logo que todo tom maior possui um correspondente menor (e vice-versa). É o que na teoria musical chamamos de tons relativos.
Tomando a escala maior fundamental como referência, seu tom relativo menor será aquele que nasce do Grau VI (modo Eólio). Portanto, em si tratando de modos gregos, o modo Jônio é relativo do modo Eólio. A escala (modo) Eólio, também é chamada de Escala Menor Natural.

Desta forma, será o modo Eólio (escala menor natural) que tomaremos como referência para comparar com os outros modos gregos.

Continuando nossas comparações, o Dórico, em comparação com o Eólio, possui diferença somente na 6ª nota, que no primeiro é maior e no segundo é menor. Já o Frígio, em relação ao Eólio, difere-se na 2ª nota que é menor.

O Lócrio é um caso a parte. Ele difere-se do Eólio em 2 (duas) notas. Possui diferente a 2ª e a 5ª que são, respectivamente menor e diminuta, enquanto o Eólio é 2ª maior e 5ª justa. O Lócrio tem um parentesco muito maior com o Frígio do que com o Eólio (escala menor natural), inclusive suas sonoridades são muito parecidas.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

É isso aí pessoal... terminamos a noção básica e teórica que qualquer músico deve ter sobre os Modos Gregos. A partir da próxima aula vamos continuar trabalhando com os modos mas com diversas utilizações práticas. Não deixem de acompanhar. Na dúvida, retorne às lições anteriores.

Um abraço!

Elvis Almeida


(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo da aula e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

18 agosto 2009

Aula 002 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Visão Geral - 2ª parte

Olá amigos, continuando sobre os modos gregos, vamos falar agora sobre as consequências da inversão da escala diatônica.

Na prática cada inversão é como se fosse uma nova escala, com propriedades únicas e especiais. Toda fez que você inverte uma escala, os intervalos entre as notas são reconfigurados de forma que a cada novo desenho, uma nova sonoridade será obtida.

A escala de Dó Maior no seu estado fundamental é o modo Jônio. A primeira inversão é o modo Dórico, a segunda inversão o Frígio e assim por diante.

Um método muito mais fácil e prático é chamar cada uma das notas de GRAU. Assim o primeiro desenho (fundamental) será o Grau I, o segundo desenho será o Grau II (primeira inversão começando pela segunda nota) e assim sucessivamente.

Classificando em graus fica mais fácil raciocinar, pois o número do grau equivalerá com o número do desenho (1º, 2º, 3º desenhos ...etc.).

IMPORTANTE salientar! Cada grau da escala diatônica corresponde a um MODO GREGO! Vejamos:

GRAU I (1º desenho) ==> C - D - E - F - G - A - B - C ==> JÔNIO

GRAU II (2º desenho) ==> D - E - F - G - A - B - C - D ==> DÓRICO

GRAU III (3º desenho) ==> E - F - G - A - B - C - D - E ==> FRÍGIO

GRAU IV (4º desenho) ==> F - G - A - B - C - D - E - F ==> LÍDIO

GRAU V (5º desenho) ==> G - A - B - C - D - E - F - G ==> MIXOLÍDIO

GRAU VI (6º desenho) ==> A - B - C - D - E - F - G - A ==> EÓLIO

GRAU VII (7º desenho) ==> B - C - D - E - F - G - A - B ==> LÓCRIO


Como ficam as distâncias entre notas em tons e semitons (T e ST)? Veja o quadro abaixo:

JÔNIO ==> T - T - ST - T - T - T - ST
DÓRICO ==> T - ST - T - T - T - ST - T
FRÍGIO ==> ST - T - T - T - ST - T - T
LÍDIO ==> T - T - T - ST - T - T - ST
MIXOLÍDIO ==> T - T - ST - T - T - ST -T
EÓLIO ==> T - ST - T - T - ST - T - T
LÓCRIO ==> ST - T - T - ST - T - T - T

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, e tenha acesso a muitos exercícios e exemplos em partitura e tablatura.


Na próxima aula vamos falar de intensidades e sonoridades dos modos. Estudem bastante!
Um abraço!

Elvis Almeida


(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

Novas aulas online

Caros amigos,

estou aproveitando minha empolgação inicial com as aulas online e estou redigindo várias lições ao mesmo tempo. Enquanto a produtividade continuar em alta, passerei a publicá-las 2 (duas) vezes por semana, provalvelmente nas terças e sextas-feiras.

Um abraço!

Elvis Almeida

14 agosto 2009

Aula 001 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Visão Geral

Caros amigos,

há muito tempo atrás publicava minhas aulas em meu antigo site. Porém, além de divulgar minhas aulas online de graça ainda tinha que pagar hospedagem em provedor.

Mas hoje, com a evolução atual dos blogs tudo ficou mais fácil. Como acabei de me tornar blogueiro estou tendo a oportunidade de retomar o projeto de dar aulas de guitarra gratuitas online.

A primeira lição... MODOS GREGOS:

O que são modos gregos? Para quem escutar pela primeira vez (jônio, dórico, frígio... etc.) parece um monte de palavras malucas sem sentido algum.

Mas fique tranqüilo... é mais simples do que parece...
Modos gregos nada mais são que inversões da escala diatônica maior. Na prática, tratando-se de escalas, além de tocar a escala maior pela primeira nota (tônica), você executa a mesma escala começando também pelas outras notas que a compõem.

Exemplo:

A escala de Dó Maior refere-se à tonalidade de Dó Maior correto... vamos às suas notas (em cifras):

C(T ou 1ª) - D(2ª) - E(3ª) - F(4ª) - G(5ª) - A(6ª) - B(7ª) - C(8ª)... etc.

Esta escala acima é o que chamamos de desenho maior em seu estado fundamental (ou escala maior padrão, melhor dizendo).

O que isto quer dizer? Que esta escala possui todos os intervalos maiores ou justos (para um estudo completo dos intervalos recomendamos o livro Princípios Básicos da Música Para Juventude da autora Maria Luiza de Mattos Prioli).

Um jeito mais fácil de entender a escala maior fundamental é pensar na distância (intervalo) de uma nota da outra. Às vezes 1 tom, às vezes 1/2 tom... ou simplesmente tom (T) e semitom (ST).

A escala de Dó Maior acima possui T entre a primeira e segunda nota, T entre a segunda e a terceira, ST entre a terceira e quarta, T entre a quarta e quinta, T entre a quinta e sexta, T entre a sexta e sétima, e por último ST entre a sétima e oitava.
Portanto a escala maior fundamental possui os seguintes intervalos (distância entre notas):

T - T - ST - T - T - T - ST

Voltando a falar novamente em notas, é muito fácil encontrar os acordes que nascem de uma escala... eles sairão sempre da Primeira, Terceira e Quinta nota. Este raciocínio serve tanto para cada inversão da escala, como também para seu estado fundamental. Neste momento, para simplificar vamos montar acordes somente com as tríades. Deixaremos as tétrades para uma outra oportunidade.

A tríade de Dó maior (C) nascerá da portanto da tônica, terça e quinta nota de sua escala. vejamos:
C(Dó) - E(Mi) - G(Sol) - estas notas irão formar o acorde de Dó perfeito maior (também conhecida como tríade maior)

A primeira posição de uma escala maior (no exemplo usamos a escala de Dó maior) foi apelidada pelos estudiosos da música como o nome grego Jônio (ou Jônico). Simples não acha!

Não entendeu... calma... leia e releia toda a aula com atenção... execute as notas na guitarra para ir familiarizando com as mesmas e seus intervalos. Tenha paciência e estude sempre. Esta aula é uma referência básica que pressupõe que você já conhece o braço da sua guitarra, sabendo onde fica cada nota. Para um melhor aproveitamento também é necessário conhecer os elementos básicos da música, notas musicais... etc.

Se preferir adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, para ter uma compreensão mais profunda do tema.

Um abraço e até a próxima! (Toda semana uma nova aula)

Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

1º Kaiser Rock em Luz


Caros amigos,

em breve acontecerá o 1º Kaiser Rock em Luz/MG no dia 29 de agosto de 2009, a partir das 18:00 horas. Em anexo a arte do cartaz do evento.

Teremos as bandas:

Unbrokken
Madbridge
Hulck (Acústico)
Ossos do Banquete

Vou pegar carona com a banda Mad Bridge e farei uma pequena Jam Session com o pessoal.

Até mais!

Elvis

Aulas de Guitarra Online

E aí Galera, tudo em cima!

Estou disponibilizando totalmente grátis aulas de guitarra aqui no meu blog. Clique em no menu Aula online para acessar. Espero que gostem.

Um abraço!

Elvis Almeida

07 agosto 2009

Veja alguns vídeos do Workshop

E aí amigos,

o Johnny postou 2 músicas gravadas pela Lisa e pelo Licério no Workshop e já está disponível no canal da banda MadBridge:

www.youtube.com/bandamadbridge

Em breve postaremos os vídeos filmados pela nossa banda.

Até!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...