SOL MAIOR MAIOR JÔNIO
(1º Grau da Escala Maior)
Muito bem amigos,
chegou a hora de colocarmos a mão na massa pra valer e executar as escalas em desenhos facilmente identificáveis com cada modo.
Obviamente começaremos pelo Jônio, cujo desenho equivale a escala maior padrão. Como disse anteriormente trabalharemos na tonalidade de Sol Maior. Se você dominar o modo maior, automaticamente também dominará seu relativo menor, que neste caso é Mi Menor.
Vamos lembrar das notas da tonalidade. É muito fácil memorizar, pois possui apenas 1 (uma) alteração, o Fa#. As outras notas são naturais, vejamos:
G - A - B - C - D - E - F# - G
Linkando com as aulas anteriores, as tríades nascerão da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas da escala. No caso do desenho acima será G, B e D.
Esta é a tríade de Sol Maior Jônio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Sol Maior. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o arpejo de Sol Maior.
Sobre o exercício proposto. Usamos um modelo de digitação que envolve aproximadamente 3 (três) notas por corda. A digitação proposta é baseada nos modelos da escola de música de Berkeley. Este desenho é adotado pelas principais escolas de música do mundo.
Acima da pauta tem o acorde de referência, ou melhor, um desenho que demonstra qual acorde nasce da tríade (1ª, 3ª e 5ª) de cada um dos modos. Apenas um exemplo, pois sempre existirá inúmeros desenhos para cada acorde.
Apresentação em vídeo:
Para fazer o download do exercício clique no link abaixo:
Veja a demonstração do exercício em vídeo:
Estude bastante, e até a próxima!
Elvis Almeida(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário