29 setembro 2009

Aula 014 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Sistema 5 - Visão Geral

E aí amigos, como vão os estudos da guitarra? Espero que as aulas estejam lhes ajudando.

Todas estas aulas que tenho apresentado foram extraídas do meu livro Curso Completo de Guitarra (que já está escrito, mas ainda sem previsão para lançamento). Tenho buscado redigir estas lições em uma linguagem bastante simples e direta... espero que tenha conseguido atingir meu objetivo, qual seja, ensinar de verdade pela Internet.

Bom... feitas estas considerações, vocês devem estar perguntando: o que o Sistema 5 tem a ver com Modos Gregos? A resposta é simples... dependendo do enfoque, TUDO!

Começamos a estudar o Campo Harmônico Maior na última aula, que nada mais é que o conjunto dos acordes que nascem de cada Modo Grego. Mas o estudo de acordes não seria bem feito se não compreendermos o Sistema 5 e, principalmente, aplicarmos o sistema dentro do Campo Harmônico Maior.

Mas o que é Sistema 5?

São os cinco acordes maiores cujos desenhos servem de base para a formação de todos os demais acordes.

Vamos ao exemplo:
Se pegarmos o acorde de Mi Maior (E) no desenho abaixo e subirmos 1/2 tom (respeitando todos os intervalos. Necessariamente seria o que popularmente chamamos de fazer uma pestana no 1º traste), teremos o acorde de Fá Maior (F). Este Fá terá sido montando utilizando o desenho de E. Este raciocínio vale para todos os desenhos do sistema cinco. Se você subir o desenho de Ré 1 tom (2 casas) você terá o acorde Mi Maior, por exemplo.

Viu como é fácil. Com apenas 5 desenhos básicos você consegue executar qualquer acorde maior. Para uma maior compreensão do Sistema 5 recomendamos a Vídeo-aula Guitarra Fusion de Mozart Mello, nosso maior mestre do instrumento.

Este sistema também pode ser chamado de CAGED, sigla formada pelos acordes que compõem o sistema. Ei-los:

Dó Maior - C
Lá Maior - A
Sol Maior- G
Mi Maior - E
Ré Maior - D

Vamos aos desenhos de cada um:



Veja também o vídeo:



Próxima aula vamos trabalhar com suas variantes menores para começarmos a estudar o Campo Harmônico Maior utilizando o Sistema 5.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Depois de finalizado este estudo você perceberá que conseguirá executar qualquer acorde (maior ou menor... etc.) em qualquer região do braço da guitarra. Se você sabe o acorde... consequentemente saberá o arpejo.

Um abraço e até lá!


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

25 setembro 2009

Aula 013 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Campo Harmônico Maior

CAMPO HARMÔNICO MAIOR

Dando sequência aos Modos Gregos... vamos falar agora sobre o Campo Harmônico Maior. Indiretamente já estudamos todo o campo harmônico da tonalidade de Sol Maior, enquanto estudávamos as lições 005-011.

"Linkando" com estas lições, basta lembrar que antes de apresentar o desenho da escala do Modo (inversão da escala maior) sempre informamos a tríade (T, 3ª e 5ª) que nasceria de cada modo. Também explicamos que cada uma destas tríades formaria um acorde (ou arpejo) de referência do Modo Grego correspondente. E aí... lembrou?
Pra não confundir, a partir de agora usaremos cifras somente para os acordes.

E daí? Que relação aquilo tinha com campo harmônico?

A resposta é... TUDO!

Campo Harmônico nada mais é que o conjunto de acordes que podem nascer de um tom. Na prática são os acordes que nascem dos modos, utilizando-se a regra de T, 3ª e 5ª. Vejamos o quadro abaixo, seguindo ainda a tonalidade de Sol Maior:

MODO - TRÍADE - ACORDE
Jônio - Sol, Si, Ré - Sol Maior (G)
Dórico - Lá, Dó, Mi - Lá Menor (Am)
Frígio - Si, Ré, Fa# - Si Menor (Bm)
Lídio - Dó, Mi, Sol - Dó Maior (C)
Mixolídio-Ré, Fa#, Lá - Ré Maior (D)
Eólio - Mi, Sol, Si - Mi Menor (Em)
Lócrio - Fa#, A, C - Fá# Menor com 5ª Diminuta (F#m/5b ou F#m/5d)

Assim os acordes que nascem extraindo-se a T, 3ª e 5ª de cada inversão (Modo Grego) da escala de Sol Maior padrão são (lembrando que cada um corresponde a um modo):

G - Am - Bm - C - D - Em - F#m/5d

Todos nossos exemplos, desde a lição 004, têm sido realizados na tonalidade de Sol Maior, mas devem ser estudados em todas as tonalidades. Todo conhecimento adquirido até aqui pode ser facilmente transposto para outros tons. Veja como é fácil:

1) Analisando os exemplos acima percebemos o seguinte:
a) O acorde do Jônio é maior;
b) do Dórico é menor;
c) do Frígio é menor;
d) do Lídio é maior;
e) do Mixolídio é maior
f) do Eólio é menor;
g) do Lócrio é menor com 5ª diminuta.

2) Lembrando que pelo código internacional de cifras, sempre que um acorde não estiver acompanhado de nenhum símbolo, significa que ele é maior. Outra forma fácil é pensando em graus da escala, como já comentamos em aulas anteriores. Neste raciocínio a tabela seria assim:
1º Grau - I
2º Grau - IIm
3º Grau - IIIm
4º Grau - IV
5º Grau - V
6º Grau - VIm
7º Grau - VIIm/5b

3) Portanto para achar os acordes que compõem o campo harmônico de Lá Maior, basta substituir os algarismos romanos da tabela acima e pronto! Vejamos o exemplo:

Aplicando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST, veremos que a escala de Lá Maior possui as seguintes notas (Lá - Si - Dó# - Ré - Mi - Fá# - Sol# - La). Estas notas serão as tônicas de cada Modo Grego (grau) e respectivo acorde. Substituindo os algarismos romanos da tabela acima temos o campo harmônico de Lá Maior:

A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#m/5b

Viu como é fácil?!

Quer estudar o Campo Harmônico com Tétrades?

Adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

A partir da próxima aula vamos explicar o que é sistema cinco para em seguida desenvolvermos este estudo de campo harmônico através dele.
Até Lá!


Elvis Almeida

(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

22 setembro 2009

Aula 012 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - Pentatônicas - A "Penta" Dórico

E aí amigos, estudando muito?

Para quebrar um pouco o estudo da diatônica, vamos explicar como surgem as pentatônicas nos Modos Gregos. Esta aula é preliminar, futuramente iremos transcrever todos os desenhos de todas as pentatônicas que nascem de cada Modo Grego.

A "penta" escolhida para inaugurar este subtema não poderia ser outra que não a escala Pentatônica Menor com Sétima Menor (m7). Isto porque esta "penta" é a alma do Blues e consequentemente do Rock. E como a guitarra elétrica foi consagrada graças ao Rock, esta escala não poderia ficar de fora.

Por hora, basta saber que a penta m7 nasce no 2º, 3º e 6º graus (Dórico, Frígio e Eólio).

PENTATÔNICA QUE NASCE DE LÁ MENOR DÓRICO (Am7)

"Linkando" com as aulas anteriores, vamos lembrar que na Aula 003, quando falamos das sonoridades de cada modo comentamos que o dórico é muito usado no Blues e Rock... lembrou? Portanto, execute os exercícios propostos com dedicação que sua habilidade para estes estilos irá se desenvolver bastante.

Vamos continuar trabalhando com a escala maior padrão de Sol Maior, só que pelo 2º grau, ou seja o Modo Dórico.

Antes de apresentar os exercícios, vamos fixar algumas observações teóricas importantes:

I - Na escala de Sol Maior, o Dórico tem as seguintes notas. Como o Dórico é um modo menor, também podemos chamar de Lá Menor Dórico:
A - B - C - D - E - F# - G - A

II - A pentatônica, como o próprio nome sugere, possui 5 (cinco) notas. Mas quais cinco notas são estas. Estas notas não são escolhidas a esmo. Existe regras próprias para isso, nas quais iremos nos aprofundar futuramente. Por hora basta saber que para obtermos a "penta" m7, teremos que suprimir a 2ª (segunda) e 6ª (sexta) notas. Assim a "penta" de Am7, nascida do Lá Menor Dórico (ou simplesmente Lá Dórico, pois todo Dórico será menor) ficará da seguinte forma:
A - C - D - E - G - A
T - 3b - 4 - 5 - 7b - 8 (T) - conforme nomenclatura internacional.

Feitas estas considerações passemos aos exercícios (Se você já estudou todos os desenhos da penta m7, passe para a próxima lição).

Fizemos o seguinte: pegamos estas notas e distribuímos em 2 notas por corda (usando todas as 6 cordas) começando pela nota A; depois usamos o mesmo raciocínio começando pelas demais notas da penta (C, D, E, e G), sempre distribuindo as restantes em 2 notas por corda. Como são cinco notas, obviamente originou 5 (cinco) desenhos. Vamos lá!



Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja também a demonstração em vídeo:



Um abraço!


Elvis Almeida(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

19 setembro 2009

Reportagem Jornal do Povo

O guitarrista disponibilizou diversas aulas de guitarra on line (online)
Conforme prometi, segue em anexo, a íntegra da minha entrevista no Jornal do Povo de Lagoa da Prata.

Um abraço.


Elvis Almeida

18 setembro 2009

Aula 011 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - LÓCRIO

FA# MENOR LÓCRIO
(7º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Lócrio que é o 7º modo.

O Fa# Menor Lócrio possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

F# - G - A - B - C - D - E - F#

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será F#, A e C.

Esta é a tríade de Fa# Menor com 5ª Diminuta (F#m/5d) Lócrio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de F#m/5d. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o seu respectivo arpejo.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja o vídeo de demonstração:



Continuem estudando, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

17 setembro 2009

Elvis Almeida no Jornal do Povo

Caros amigos,

Saiu esta semana na edição número 06 do Jornal do Povo, uma entrevista comigo de quase 1 página.

Na matéria falei como comecei a tocar guitarra, sobre os futuros projetos, e como funciona e funcionará as Aulas de Guitarra Online que estou publicando gratuitamente em seu blog. Mais tarde vou publicar um "print" da reportagem aqui no meu blog.

Desde já, deixo meus agradecimentos ao Editor do Jornal do Povo, Juliano Rossi pela oportunidade que me foi dada.

Vale a pena conferir!

Elvis Almeida

16 setembro 2009

Comunicado sobre as aulas

Caros amigos,

Estas aulas que tenho publicado são fruto da adaptação de meu livro "Curso Completo de Guitarra" (ainda sem previsão para lançamento no formato impresso) para uma linguagem mais apropriada às publicações online.

Espero que estejam gostando das aulas. Por enquanto o nível ainda é intermediário, mas em breve (talvez depois da aula 020) trabalharemos temas mais avançados.
Tornem-se seguidores e fiquem antenados com as notícias do meu blog, pois muitas novidades estão por vir.


Um abraço!

Elvis Almeida

15 setembro 2009

Aula 010 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - EÓLIO

MI MENOR EÓLIO
(6º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Eólio que é o 6º modo. Relembrando... este modo é o relativo menor do Jônio.

O Mi Menor Eólio possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

E - F# - G - A - B - C - D - E

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será E, G e B.

Esta é a tríade de Mi Menor Eólio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Mi Menor. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o seu respectivo arpejo.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Vejam a demonstração em vídeo:



Continuem estudando, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

11 setembro 2009

Aula 009 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - MIXOLÍDIO

RÉ MAIOR MIXOLÍDIO
(5º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Mixolídio que é o 5º modo.

O Ré Maior Mixolídio possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

D - E - F# - G - A - B - C - D

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será D, F# e A.

Esta é a tríade de Ré Maior Mixolídio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Ré Maior. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o seu respectivo arpejo.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja a demonstração do exercício em vídeo:



Continuem estudando, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

08 setembro 2009

Aula 008 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - LÍDIO

DÓ MAIOR LÍDIO
(4º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Lídio que é o 4º modo.

O Dó Maior Lídio possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

C - D - E - F# - G - A - B - C

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será C, E e G.

Esta é a tríade de Dó Maior Lídio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Dó Maior. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o seu respectivo arpejo.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja a demonstração em vídeo:



Continuem estudando, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

04 setembro 2009

Aula 007 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - FRÍGIO

SI MENOR FRÍGIO
(3º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Frígio que é o 3º modo.

O Si Menor Frígio possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

B - C - D - E - F# - G - A - B

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será B, D e F#.

Esta é a tríade de Si Menor Frígio. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Si Menor. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o arpejo de Si Menor.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja a demonstração do exercício em vídeo:



Estudem bastante, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)

02 setembro 2009

Fotos da minha participação no 1º Kaiser Rock

E aí amigos, a fotógrafa Lisa fez a cobertura do Kaiser Rock e me enviou algumas fotos da minha apresentação no 1º Kaiser Rock em Luz no último dia 29/08/2009.

Até mais!

Elvis Almeida






01 setembro 2009

Aula 006 - Curso Básico de Modos Gregos para Guitarra - DÓRICO

LÁ MENOR DÓRICO
(2º grau da escala de Sol Maior)

Continuando, vamos passar para o Dórico que é o 2º modo.

O Lá Menor Dórico possui a seguinte seqüencia de notas, vejamos:

A - B - C - D - E - F# - G - A

A tríade nascerá da tônica (1ª), 3ª e 5ª notas do desenho acima, que no caso será A, C e E.

Esta é a tríade de Lá Menor Dórico. Execute as 3 (três) notas simultaneamente e terá o Acorde de Lá Menor. Execute a tríade uma nota por vez (melodicamente) e terá o arpejo de Lá Menor.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.

Veja a demonstração do exercício em vídeo:



Estude bastante, e até a próxima!


Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...