E aí pessoal, tudo OK?
Vamos dar sequência às "Malmsteen Tips" (risos), com mais exercícios para quem tá a fim de tocar o estilo "Shred Guitar".
Anteriormente, abordamos a Escala de Lá Menor Harmônica e agora vamos falar dos arpejos/acordes que nascem de cada Grau/Modo da escala.
É muito importante que você já tenha uma compreensão básica de Modos Gregos e sua função, pois o raciocínio é o mesmo. Aliás, os graus das escalas menores (harmônica e melódica) também ganham nomes gregos, porém isto é assunto para outras aulas no futuro.
Vamos às notas da escala de Lá Menor Harmônica em todos seus Graus:
I Grau - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá
II Grau - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si
III Grau - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó
IV Grau - Ré - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré
V Grau - Mi - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi
VI Grau - Fá - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá
VII Grau - Sol# - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol#
Pegando a 1ª, 3ª e 5ª notas de cada Grau teremos o seguintes acordes (Campo Harmônico):
Obs.: No momento trabalharemos somente com tríades, até porque as tríades são marcantes no estilo de Malmsteen, exceto a tétrade diminuta que veremos mais abaixo.
Grau ------ Acorde/Arpejo ------ Notas
I ----------- Am -------------------- (Lá - Dó - Mi)
II ---------- Bº --------------------- (Si - Ré - Fá)
III --------- Caum ou C5+ ---------- (Dó - Mi - Sol#)
IV ---------- Dm ------------------- (Ré - Fá - Lá)
V ----------- E --------------------- (Mi - Sol# - Si)
VI ---------- F --------------------- (Fá - Lá - Dó)
VII --------- G#º ------------------ (Sol# - Si - Ré)
Malmsteen gosta muito da tétrade diminuta que nasce nos 2º e 7º graus da escala menor harmônica. No caso, serão Bº e G#º já apresentados, porém acrescentando a sétima diminuta, ficando assim:
Bº (Si - Ré - Fá - Sol#)
G#º (Sol# - Si - Ré - Fá)
Percebam que as notas são as mesmas, porém invertidas. Isto ocorre, porque as tétrades diminutas são simétricas. Pela lógica, então os Acordes de Fº e Dº (as outras notas da tétrade) serão meras inversões dos acordes diminutos acima, vejamos:
Fº (Fá - Sol# - Si - Ré)
Dº (Ré - Fá - Sol# - Si)
Uma última observação é que no II Grau da escala de Lá Menor Harmônica também nascerá um acorde meio diminuto, uma vez que alternativamente você tem a opção de usar a 7ª menor (ao revés da 7ª diminuta), no caso a nota Lá. Mas isso é assunto para uma outra aula.
Veja agora o vídeo, no qual dou exemplos de como Malmsteen gosta de usar as tríades e as tétrades diminutas nos seus solos:
Acompanhe os exercícios também pela partitura e tablatura em PDF:
Um abraço e até a próxima parte.
Elvis Almeida
(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)
nossa mano to passando uma raiva com essas escalas
ResponderExcluiro bagulho é dificil, tambem sou "iniciante" so sei a escala penta e modo gregos e jonio ta dificil de tocar essa escalas do gordo rapida
meus dedos ainda sao duros kkk
que souber alguma dica pra mim tocar rapido agradeço...
flw.
Obrigado por participar do meu blog.
ResponderExcluirFique tranquilo amigo. Basta ter paciência e dedicar bastante. O segredo para adquirir velocidade é começar bastante lento e ir aumentando o tempo bem lentamente, somente quando estiver muito seguro na velocidade anterior. Metrônomo ajuda muito.
Um abraço.