Pentatônica de Mi Menor com 7ª Menor (Em7)
Estamos de volta com mais uma aula sobre Pentatônicas e Modos Gregos.
Nesta edição vamos dispensar novamente o recurso audiovisual, pois os desenhos são os mesmos da "penta" de Am7 já estudados na Aula 012 (qualquer dúvida quanto à digitação é só recorrer ao vídeo desta aula).
Façamos uma análise das notas que compõem a Pentatônica de Em7:
Primeiramente, peguemos a escala de Em Eólio, que é composta pelas mesmas notas da escala de Sol Maior, porém a partir de seu 6º Grau/Nota:
Mi Menor Eólio
Mi (T) - Fá# (2ª) - Sol(3ª) - Lá(4ª) - Si(5ª) - Dó(6ª) - Ré(7ª)
Ao retirarmos a 2ª e 6ª teremos a Pentatônica de Mi Menor com 7ª Menor (Penta Em7), que a rigor é a Penta Eólio, vejamos:
Pentatônica Em7
Mi (T) - Sol(3ª) - Lá(4ª) - Si(5ª) - Ré(7ª)
Por que ela se chama Pentatônica Menor com 7ª Menor? Simples: isto ocorre porque a terça (Sol) é um intervalo de 3ª menor em relação à tônica. O mesmo ocorre com o Ré que também faz um intervalo de 7ª menor em relação à tônica.
Nos exercícios abaixo distribuímos a Penta de Em7 Frígio numa digitação de 2 notas por corda. O desenho é o mesmo da Am7 passada na Aula 012, mas as notas diferentes. Quem estudou a lição 012 é só executar os mesmos desenhos so que agora começando pela 12ª (décima segunda) casa que é a nota Mi.
Você quer todos os exemplos em partitura e tablatura?
Adquira o meu eBook MODOS GREGOS GUITARRA: Desvendando Seus Segregos - Vol. I, nele você encontra todos os exemplos aqui demonstrados além de outros exclusivos.
Um abraço e até a próxima aula!
Elvis Almeida(Todos os Direitos Autorais Reservados. Divulgue, mas não reproduza sem o consentimento do autor. Ao citar, deverá indicar endereço eletrônico completo e data de acesso, bem como a autoria. Plágios serão tratados com o rigor da Lei.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário